Ted Lasso já fez história: quebrou recordes com 20 indicações ao Emmy em 2021 e coleciona 2 Emmys de Melhor Série de Comédia, que venceu com sua 1ª e 2ª temporadas.
É uma das melhores séries de comédia que temos hoje. Mais do que isso, como a Isabela Boscov resumiu com perfeição, “meia hora de Ted Lasso todo dia, e o mundo parece melhor”.
No exato momento em que escrevo este texto, o último episódio da 3ª temporada e também da série já está disponível. Chegou a hora da despedida.
Uma escolha corajosa, diga-se de passagem, para finalizar a trama no ápice em vez de prolongar por várias temporadas apostando no retorno financeiro.
Poderíamos conversar sobre ela por várias perspectivas diferentes:
- a estrutura narrativa da série;
- sobre como é uma série ambientada no futebol, mas não é nada sobre futebol;
- a lista de cases de Marketing;
- se preferir, podemos ir pro lado das lições de vida, carreira e empreendedorismo que aprendemos com Ted Lasso.
Aliás, ainda bem que os caçadores de posts fáceis e motivacionais ainda não descobriram essa série, porque o que renderia de pauta não é brincadeira. Por enquanto, estamos em paz para apreciá-la.
Mas a história de origem de Ted Lasso é um espetáculo à parte no meio de tudo isso.
E acredito que ela também diz muito sobre a série.
Uma piada interna entre amigos que foi longe demais
O protagonista da série nasceu há mais de 20 anos.
Na época, Jason Sudeikis e Brendan Hunt faziam parte de um clube de comédia em Amsterdam, e os dois conversavam bastante sobre futebol.
Com um detalhe: Sudeikis não sabia nada sobre o esporte e foi aprendendo com Hunt, enquanto jogavam FIFA e usando comparações americanas entre times e jogadores europeus.
Geralmente, este seria o momento em que eu apresentaria uma breve sinopse para quem não conhece nada da série. Mas não será necessário, porque a 1ª aparição oficial do Ted Lasso, 7 anos antes da estreia da série, vai facilitar bastante meu trabalho.
Em 2013, a NBC havia acabado de pagar U$ 250 milhões pelos direitos da Premier League para transmitir os jogos nos EUA.
Só havia um grande problema: os americanos não sabiam nada sobre futebol.
Seria necessária uma grande campanha para divulgar a novidade e, como Jason Sudeikis era um rosto bem familiar por conta da sua participação no Saturday Night Live, a emissora decidiu contratá-lo para ser a cara dos anúncios da transmissão da Premier League.
Sudeikis então resgatou a ideia que teve com Brendan Hunt, que também estrelou os comerciais ao seu lado, e o mundo conheceu Ted Lasso.
Um treinador de futebol americano que acaba se tornando treinador de futebol em Londres, com direito a todos os trocadilhos e desencontros possíveis entre — para os americanos — o soccer e o football.
Nessa “1ª edição”, Ted Lasso treina o Tottenham e a campanha rapidamente se tornou um clássico cult, com alguns vídeos publicados atraindo +28 milhões de visualizações orgânicas para a NBC.
Só em 2017 Sudeikis e Hunt uniram-se ao criador de “Scrubs”, Bill Lawrence, para transformar Ted Lasso numa série e, depois de vários “nãos”, conseguiram que a Apple TV apostasse na trama.
E foi somente no dia 14 de agosto de 2020 que a série fez sua estreia e Ted Lasso embarcou num avião para Londres, para treinar o time fictício AFC Richmond.
Entre muitas coisas, Ted Lasso é o trabalho de dois grandes amigos que se conhecem há mais de duas décadas e têm a sorte de trabalhar com o que amam.
Poderia ter sido só uma piada interna.
Poderia ter sido só uma campanha comercial.
Ainda bem que não foi.
E como diria o clichê, o resto é história.
Para os marketeiros e curiosos de plantão
Não resisti e precisei listar alguns dos cases de marketing e feitos colecionados por Ted Lasso, que podem até te convencer que o AFC Richmond jamais foi obra da ficção.
1.
Logo no início da produção da 3ª temporada, a Nike anunciou oficialmente que seria a nova fornecedora esportiva do time fictício e substituiu a fictícia Verani Sports.
2.
A série também fez um acordo com a EA Sports para o AFC Richmond estar no FIFA 23, tendo seus uniformes, jogadores e estádio totalmente licenciados no jogo.
Além, é claro, de seu técnico.
3.
Com o patrocínio da Nike dentro da série, o próximo passo para tornar o AFC Richmond ainda mais real não demoraria tanto assim e, em março de 2023, foi lançada uma coleção oficial dos uniformes da série.
4.
Vídeos como esse, que conta com um dos personagens principais da série, Jamie Tartt, enfrentando um jogador do Borussia Dortmund, Jude Bellingham, no FIFA.
5.
Quantas séries você conhece que ganharam um teaser como esse da Nike anunciando seu último episódio?
6.
Como cereja do bolo, Ted Lasso e AFC Richmond ainda são bastante ativos no Twitter e, se eu usasse a rede, certamente seguiria o técnico americano.
“Alguns anos atrás, embarquei em um avião com o Coach Beard rumo a uma pequena cidade em Londres. Hoje à noite, jogamos nossa última partida. É como falo sobre os filmes de David Lynch. Eu não sei dizer o que está acontecendo, mas com certeza eu não quero que acabe.”