Dimitri Vieira
um filme, um livro e um aplicativo
um filme, um livro e um aplicativo

Um filme, um livro e um aplicativo: 3 dicas para cultivar melhores hábitos e começar o ano inspirado

Aproveitando o clima de começo de ano, decidi compartilhar com você um filme sobre a importância das nossas escolhas, costumo rever pelo menos uma vez por ano.

Além de um livro e um aplicativo que vão te ajudar a cultivar melhores hábitos.

Depois de conferir, me diz o que achou das indicações? E claro, se tiver uma recomendação, é só me dizer nos comentários 🙂

1. Um filme: Sr. Ninguém (Mr. Nobody)

Lançado em 2009, foi escrito e dirigido pelo excelente Jaco Van Dormael, e está entre meus 5 filmes preferidos desde a primeira vez que assisti.

Caso esteja curioso, os outros 4 são:

  • Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
  • Na Natureza Selvagem
  • Clube da Luta
  • Medo e Delírio

E tenho o costume de rever cada um desses 5 filmes de tempos em tempos, mas Sr. Ninguém é o que revejo com maior frequência.

É um filme fantástico que mescla drama, ficção científica e fantasia, trazendo como protagonista Nemo Nobody, um homem de 118 anos que é o último mortal na terra.

Não é fácil trazer uma sinopse com maiores detalhes sem comprometer sua experiência com o longa-metragem. Só não espere clichês em Sr. Ninguém.

Enquanto Nemo conta sobre sua vida, ele traz uma narrativa não linear com todos os rumos que sua vida poderiam ter tomado diante de determinadas escolhas.

Algumas cenas específicas do filme já fazem ele valer a pena e, se fossem transformadas em curtas, seriam muito mais profundos que vários filmes que vemos hoje em dia.

A última vez que assisti foi em dezembro do ano passado, algumas semanas atrás, e, só de escrever sobre ele, já fiquei com vontade de ver de novo. Talvez faça isso hoje mais tarde.

2. Um livro: Hábitos Atômicos, de James Clear

Hábitos Atômicos, de James Clear

Faz um bom tempo que esse livro estava na minha lista de próximas leituras. Salve engano, a primeira pessoa que vi falando sobre ele foi o Vitor Peçanha e, naquele momento, já incluí o livro na lista de compras da Amazon.

Depois, também me deparei com o Tiago do @tira.do.papel indicando a obra várias vezes, inclusive como livro do mês de junho.

Acabei priorizando outras obras desde então e, agora, começando o ano de 2021 oficialmente como autônomo, decidi que chegou o momento de finalmente conferir o livro.

Comecei o livro no primeiro dia útil oficial de 2021 e estou em 60% de Hábitos Atômicos, mas ele já superou e muito minhas expectativas.

Hábitos Atômicos é prático, direto ao ponto e traz métodos que você pode — e deve — implementar em sua rotina enquanto lê.

Se tem algum hábito que você quer desenvolver, ou algum vício que deseja eliminar da sua rotina, esse livro é uma excelente pedida.

3. Um aplicativo: Audible

Audible

Se você estranhou que falei sobre meu progresso no livro usando porcentagem em vez de número de páginas, eis o motivo.

Estou escutando o livro usando o Audible, a plataforma de audiobooks da Amazon e não estou aqui fazendo propaganda de graça à toa.

Dos livros que já ouvi por lá, a maioria tem uma adaptação incrível e vários são narrados pelo próprio autor — como o caso do próprio Hábitos Atômicos.

O último lançamento do Malcolm Gladwell — “Talking to Strangers”, por exemplo, ainda foi gravado exatamente no formato do podcast dele, Revisionist History.

Também é fantástico o toque mais pessoal que o livro ganha ao ser narrado pelo próprio autor. A sensação é de que ele está ali conversando com você, quase da mesma forma quando recebemos uma série de áudios no WhatsApp de um amigo.

Diria que a plataforma só tem um ponto negativo, que é o fato dela cobrar em dólar.

Eu mesmo fui assinante do Audible por vários meses, mas decidi cancelar no fim do ano passado por conta dos sustos que chegavam em formato de fatura.

— Então, por que você está recomendando se não assina mais?

Simples. Ao criar o seu cadastrovocê tem direito a um mês de graça e recebe um crédito para escolher qualquer livro da plataforma gratuitamente.

Incluindo o Hábitos Atômicos.

Só recomendo tomar cuidado, porque esse tal de Audible é viciante. Após começar com esse teste, você pode comprar outros audiobooks e acabar fazendo propaganda de graça para eles na Internet.

Dimitri Vieira

Dimitri Vieira

Sou um escritor e produtor de conteúdo, especializado em Escrita Criativa, Storytelling e LinkedIn para Marcas Pessoais. Minhas maiores paixões sempre foram a música, o cinema e a literatura. Escrevendo textos na internet, consegui unir o melhor desses três universos, e o que era um hobby acabou me transformando em LinkedIn Top Voice e, hoje, se tornou minha profissão.

Gostou do texto? Então, compartilhe.

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

E para receber os próximos textos em sua caixa de entrada, inscreva-se na Newsletter gratuita.

Leia também:

Comentários