O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo. Por meio dele, você pode se conectar com outras pessoas da sua área de atuação, trabalhar a sua marca pessoal, conseguir novas oportunidades de emprego e até mesmo aprender novas habilidades a partir do LinkedIn Learning.
Se você tem dúvidas sobre como seus cursos funcionam, qual é o valor deles, se certificados estão incluídos, entre outras questões capazes de te fazer concluir se ele vale ou não a pena, continue a leitura deste post!
Para que serve o LinkedIn Learning?
Ao assinar o LinkedIn Learning, você pode ter acesso a cursos embasados nos seus interesses profissionais para se tornar uma pessoa mais capacitada dentro da sua área. Portanto, é para isso que ele serve.
Se você nunca o utilizou, pode começar com uma demonstração gratuita que permite ter acesso completo ao LinkedIn Learning durante 1 mês. Após esse período, passa a ser necessário pagar o valor da mensalidade ou da anuidade.
De todos os modos, mesmo na assinatura demonstrativa, você consegue ter acesso a:
- mais de 20 mil cursos criados por especialistas;
- recomendações de cursos baseados no seu perfil;
- arquivos de exercício e provas para colocar em prática o que aprendeu;
- acesso completo ao LinkedIn Premium que permite visualizar estatísticas salariais, ver perfis completos, créditos no InMail para enviar mensagens, etc.
O que acontece quando a demonstração gratuita termina?
Uma vez que os trinta dias gratuitos terminam, a assinatura é renovada automaticamente e a plataforma começa a fazer a cobrança de forma anual ou mensal.
É possível alterar ou cancelar o plano escolhido?
Sim, na sua página de configurações você pode modificar ou cancelar o seu plano a qualquer momento. Porém, em caso de cancelamento, trate de usar todos os recursos até o final do ciclo de cobrança.
Qual é o valor do LinkedIn Learning?
Depois que a sua demonstração gratuita termina, o seu plano parte para a versão premium do LinkedIn Learning cuja cobrança pode ser anual ou mensal.
Caso você tenha optado pela assinatura anual, deverá pagar de uma vez o valor equivalente a R$ 36,99 por mês em 1 ano. Caso prefira pagar mensalmente, o valor será de R$ 69,99 por mês.
É possível pedir reembolso do LinkedIn Learning?
Via de regra, o LinkedIn não oferece reembolso, a não ser em circunstâncias específicas.
Por exemplo: se você tiver comprado o LinkedIn Learning por meio da Google Play Store, tem um prazo de 48 horas para solicitar o reembolso. Para isso, basta enviar um pedido à página de Ajuda do Google.
Caso a compra tenha sido feita pelo app do LinkedIn para iOS, será necessário entrar em contato com a Apple para obter informações sobre cancelamento e reembolso. Durante o processo, é só clicar em “Não, obrigado, Continuar” para receber o atendimento do suporte da Apple.
O Linkedin Learning tem certificado?
Sim, os cursos do LinkedIn Learning têm certificado para que você possa baixar e adicionar ao seu perfil.
Afinal, essa é uma forma de fazer com que as suas conexões e pessoas que visitam o seu perfil vejam quais são as suas habilidades.
O certificado pode ser baixado de três formas:
- pela página do curso: para isso, basta entrar no LinkedIn Learning, escolher o curso cujo certificado você quer baixar e clicar em “baixar certificado”;
- pela página de caminho de aprendizagem: dentro do LinkedIn Learning, vá para o caminho de aprendizagem correspondente ao certificado e, no canto superior direito, clique em “baixar”;
- pelo histórico de aprendizagem: após ver todas as aulas de um curso e marcá-las como vistas, o certificado fica disponível no seu histórico de aprendizagem.
Como funciona o Linkedin Learning para empresas?
Algumas empresas oferecem o LinkedIn Learning para os seus funcionários. Se for o seu caso, você receberá um e-mail com um convite para ativar o seu acesso.
Caso a empresa permita que você vincule a licença do LinkedIn Learning à sua conta pessoal, você poderá acessá-lo usando a mesma senha do seu perfil.
Porém, é preciso lembrar que, ao fazer isso, a empresa terá acesso às atividades que você fizer no Learning e também a informações do seu perfil.
Nome, cargo, foto de perfil e cursos realizados são alguns pontos que a sua firma consegue ver depois que o seu perfil e o Learning oferecido pela organização são vinculados. Contudo, suas conexões, mensagens e cursos feitos pela sua conta pessoal não ficam visíveis.
Tem cursos gratuitos no LinkedIn Learning?
Sim, o LinkedIn Learning também conta com cursos gratuitos. Destaco aqui alguns exemplos:
- Como aproveitar ao máximo o LinkedIn Learning: se você quiser aprender mais sobre a plataforma de cursos do LinkedIn a ponto de definir e alcançar metas de aprendizagem, este é o mais indicado;
- Trabalho remoto com colaboração, foco e produtividade: aqui, você aprende a organizar a sua rotina para trabalhar de forma remota, além de algumas técnicas para melhorar a produtividade;
- Como superar os desafios e se reinventar em tempos difíceis: esta série de cursos ensina a explorar recursos a sua volta, cultivar resiliência, e explorar alternativas frente aos novos desafios do mercado.
No fim das contas, Linkedin Learning vale a pena?
Conforme você pôde ver ao longo deste artigo, o LinkedIn Learning tem uma série de prós, mas também há contras que você deve levar em conta para saber se ele vale a pena.
A plataforma conta com diversos tipos de cursos, de modo que você consegue encontrar algum que atenda às suas necessidades. Por outro lado, muitos estão desatualizados, o que torna o conhecimento defasado para o mercado atual.
Além disso, a maioria dos cursos é de nível introdutório e têm curta duração. Logo, se o seu interesse for por um aprendizado mais aprofundado, o mais indicado é buscar cursos mais específicos.
Por sinal, durante a trajetória que me levou a ser Top Voice no LinkedIn em 2019, senti falta de um curso que me ensinasse os caminhos certos para ter sucesso. Por essa razão, montei o curso LinkedIn Para Marcas Pessoais.
Nele, você vai aprender todas as técnicas para construir sua marca e, assim, aumentar o seu alcance, autoridade e influência na maior rede profissional do mundo.
Basta clicar aqui para ter acesso à uma aula introdutória de graça!