Dimitri Vieira
ferramentas do LinkedIn
ferramentas do LinkedIn

Quais são as 7 ferramentas do LinkedIn e como usá-las para aumentar a sua autoridade

Você, alguma vez, sentiu necessidade de realizar mais ações no LinkedIn, mas não encontrou tais funções? De fato, algumas não são disponibilizadas pela rede, mas você pode encontrá-las em ferramentas do LinkedIn desenvolvidas por outras empresas.

Contudo, notei que muitas são voltadas para a área de vendas ou estão desatualizadas, o que dificulta a vida de quem usa o LinkedIn para fortalecer a autoridade por meio de uma estratégia de marca pessoal.

Assim, trago aqui uma lista de sete ferramentas que podem ajudar. Continue a leitura deste post para conhecê-las!

Por que usar ferramentas no LinkedIn?

Quando você começa a usar o LinkedIn, suas funcionalidades básicas podem ser suficientes para atender a sua estratégia. Mas, caso precise de outras aplicações, certamente precisará recorrer às ferramentas. Sobretudo se a sua conta na rede for gratuita.

Se os seus dias são muito corridos, a ponto de você não ter tempo ou esquecer de fazer uma publicação no LinkedIn, o mais apropriado é programá-las com antecipação, função encontrada em ferramentas de terceiros.

O mesmo vale para analisar a performance do seu perfil na rede. Se o seu objetivo tiver como base se tornar uma pessoa influente no seu nicho de atuação e o desempenho mostrado pelo LinkedIn (especificamente no campo “Análise” dentro do seu perfil) não apresentar dados suficientes, outras soluções ferramentais podem ajudar.

7 ferramentas do LinkedIn para aumentar a sua autoridade

1. HootSuite

Fazer publicações no feed com frequência é essencial na estratégia de marca pessoal no LinkedIn. Mas, como algumas vezes não conseguimos ou esquecemos de fazer a publicação do dia, é melhor programá-las com antecipação.

O HootSuite é uma das ferramentas que possibilita fazer isso. A conta gratuita permite inserir até duas redes sociais, sendo o LinkedIn uma das opções.

Então, você pode usar o HootSuite para deixar todas as suas postagens do feed programadas antecipadamente a fim de garantir que o seu perfil sempre tenha publicações ao longo da semana.

2. Inlytics

O Inlytics é uma ferramenta que permite otimizar a performance do seu perfil e aumentar a sua influência na rede de forma totalmente gratuita.

Por meio dela, é possível ver dados referentes às suas conexões, seguidores, curtidas e comentários, além da performance das suas postagens.

Ele também possibilita programar postagens, mas ao contrário do HootSuite, seu dashboard (e das demais ferramentas apresentadas neste post) é totalmente em inglês.

Ao fazer o seu cadastro, recomendo usar o mesmo e-mail que você tem registrado no LinkedIn para que a configuração do seu perfil seja feita de uma forma mais simples.

3. Shield Analytics

Como disse no artigo sobre criação de conteúdos no LinkedIn, é fundamental conhecer bem a sua audiência para criar publicações que realmente despertem a atenção dela.

Pelo Shield, é possível saber o perfil das pessoas que estão consumindo o conteúdo que você produz, assim como informações que podem te ajudar a conhecer melhor os seus interesses.

Todos os planos do Shield são pagos, mas trazem um trial gratuito de 10 dias.

4. Crystal

Para construir um bom networking no seu LinkedIn, não basta simplesmente adicionar novas conexões que sejam interessantes para a sua estratégia, mas também estar em contato com elas.

O Crystal é uma ferramenta útil para isso, pois permite que você analise o comportamento e estilo de comunicação das pessoas que estão no LinkedIn. Assim, você pode usar essas informações para interagir estrategicamente com as suas conexões.

A ferramenta tem um plano gratuito cujo cadastro é feito em poucos cliques.

5. Dux-Soup

O Dux-Soup é uma ferramenta voltada a quem busca oportunidades de negócio no LinkedIn. Afinal, ela ajuda a automatizar a visualização dos perfis de possíveis novos clientes e enviar solicitações de uma só vez, o que ajuda a poupar bastante tempo.

Além disso, há também uma função que possibilita baixar os dados em uma planilha de Excel, o que pode facilitar a análise desses perfis.

Portanto, o Dux-Soup não atende somente quem trabalha com vendas, mas também todos que procuram perfis estratégicos para o seu networking.

6. IFTTT

IFTTT é a sigla de “If This, Then That”, ou seja, é uma ferramenta que integra outros softwares e aplicativos ao LinkedIn. Logo, dependendo da sua estratégia na rede, seu uso se torna essencial.

Por exemplo: se você estiver buscando emprego no LinkedIn, o IFTTT pode enviar uma notificação toda vez que uma vaga nova surgir.

Por outro lado, se quiser saber se alguma conexão sua atualizou o perfil, também é possível receber um e-mail informando essa mudança.

Além disso, o IFTTT permite conectar o LinkedIn a outras redes sociais como Instagram, Twitter e páginas do Facebook.

Ele tem um plano gratuito e outros pagos que disponibilizam mais funcionalidades (todos com trial).

7. Social Selling Index

Por mais que façamos todo o dever de casa ao usar o LinkedIn – fazer publicações frequentes, comentar nas postagens das conexões mais importantes, redigir artigos, etc – é comum nos perguntarmos se essas ações estão fazendo o nosso perfil ser bem-sucedido. Para saber a resposta, basta acessar o Social Selling Index.

Essa ferramenta do próprio LinkedIn mostra a sua classificação dentro da plataforma considerando a sua marca profissional, localização de pessoas certas, oferta de insights dentro da rede e criação de relacionamentos.

Essa análise gera uma média entre 0 e 100 que representa a nota da sua performance, sendo 0 a mais baixa e 100 a mais alta.

Além disso, também é possível conferir a nota média das pessoas que atuam no mesmo setor que você, além da sua base de contatos. Dessa forma, você pode saber se está abaixo, dentro ou acima dos seus colegas e conexões.

Ao usar essas ferramentas de LinkedIn, você poderá tirar mais proveito do seu perfil na rede. Mas, reforço que para usá-las adequadamente, é preciso ter como base uma estratégia de marca pessoal no LinkedIn.

Se quiser aprender como criar conteúdos estratégicos e se posicionar para construir sua marca na maior rede profissional do mundo, clique aqui para conferir todas as informações do curso de LinkedIn para Marcas Pessoaise tenha acesso a uma videoaula introdutória gratuita!

Dimitri Vieira

Dimitri Vieira

Sou um escritor e produtor de conteúdo, especializado em Escrita Criativa, Storytelling e LinkedIn para Marcas Pessoais. Minhas maiores paixões sempre foram a música, o cinema e a literatura. Escrevendo textos na internet, consegui unir o melhor desses três universos, e o que era um hobby acabou me transformando em LinkedIn Top Voice e, hoje, se tornou minha profissão.

Gostou do texto? Então, compartilhe.

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

E para receber os próximos textos em sua caixa de entrada, inscreva-se na Newsletter gratuita.

Leia também:

Comentários