Dimitri Vieira
Como procurar emprego no LinkedIn
Como procurar emprego no LinkedIn

Como procurar emprego no LinkedIn: descubra em 8 dicas

Se você tem uma conta no LinkedIn, já deve ter percebido que ele oferece muitas possibilidades: fortalecer a sua marca pessoal, ficar por dentro das últimas novidades do seu mercado de atuação, construir um bom networking e conseguir um trabalho. E se você tem dúvidas sobre como procurar emprego no LinkedIn, chegou ao lugar certo!

Neste artigo, você vai encontrar as principais recomendações que você deve colocar em prática para ter sucesso na sua busca!

É fácil conseguir emprego pelo LinkedIn?

Até o começo da década 00, era comum as pessoas procurarem emprego indo pessoalmente até as empresas para bater de porta em porta e entregar currículo. “Quanto mais empresas você visitar, maiores serão as chances” — muitos diziam. Mas, não era bem assim.

Os tempos mudaram e, agora, podemos procurar trabalho de casa ou qualquer lugar que tenha um computador ou celular conectado à internet. O LinkedIn, por ser a maior rede profissional do mundo, se tornou uma das plataformas mais usadas para quem busca o tão desejado emprego.

“Quanto mais empresas você contatar, maiores serão as chances” — muitos dizem hoje. Mas será mesmo assim? É fácil conseguir emprego pelo LinkedIn?

Bom, o acesso às vagas ficou bem mais fácil, mas, para conquistá-las, seu perfil precisa ser o melhor possível!

8 dicas de como procurar emprego no LinkedIn

“Mas, como meu perfil pode ser o melhor a ponto de conseguir um trabalho pelo LinkedIn?” Você deve estar se perguntando isso agora, certo? Bom, acompanhe as oito dicas a seguir para saber a resposta.

1. Siga empresas em que você gostaria de trabalhar

Sabe quando acessamos o Netflix e buscamos um filme para ver, mas nos perdemos em meio a tantas opções e acabamos não vendo filme algum? Algo parecido acontece com quem busca emprego no LinkedIn ao se perguntar: “quero um trabalho…mas, por onde começo?”

A primeira dica é seguir as empresas das quais você gostaria de fazer parte.Isso vale tanto para empresas referências na sua área, quanto para as que oferecem oportunidades de crescimento dentro dela.

Ao segui-las, você passa a saber mais sobre elas toda vez que alguma publicação aparecer no seu feed.

Vale lembrar também que elas costumam publicar vagas toda vez que procuram novos talentos para os seus times. Assim, esta é uma chance de ficar sabendo das oportunidades assim que elas forem anunciadas.

2. Faça conexão com líderes e gestores de RH

Seguir as empresas no LinkedIn não é suficiente quando o assunto é conseguir um trabalho. Afinal, empresas são feitas de pessoas e o LinkedIn é uma rede social, certo? Então, a segunda dica não poderia ser outra senão se conectar com os membros dessas companhias.

Ao solicitar uma nova conexão, lembre-se primeiro de pedir permissão à pessoa. Portanto, envie uma mensagem se apresentando e explicando o interesse em acompanhar seu trabalho e seus conteúdos.

Por mais que tenhamos uma tendência maior de seguir membros que pertencem à nossa área de atuação, são eles quem vão te oferecer uma chance de emprego? Se o seu segmento não for de recursos humanos, provavelmente não.

Assim, siga também os líderes e gestores de RH dessas firmas. Nas próprias páginas das empresas você consegue visualizar quais são os seus colaboradores e cargos. Encontre-os, faça a conexão, acompanhe e interaja com as suas publicações.

Afinal, o LinkedIn é constantemente usado por eles para buscar possíveis candidatos às suas vagas. Se você tiver um bom engajamento com eles, adivinha em quem eles vão pensar quando o cargo ideal para o seu perfil aparecer?

E atenção: chamar os profissionais do RH no privado e enviar o currículo logo de cara pode parecer tentador, mas não costuma ser a melhor solução. Em vez disso, foque sempre em interagir de forma genuína e, quando houver uma oportunidade, coloque-se à disposição.

3. Configure alerta de vagas

Para saber quais vagas do seu interesse estão em destaque no LinkedIn, não é preciso entrar o tempo todo na rede e fazer a busca manualmente, pois existe uma função que permite enviar alertas ao seu e-mail ou celular toda vez que uma oportunidade baseada nas suas preferências aparecer.

Para isso, ao fazer login no seu LinkedIn, pesquise por uma vaga de trabalho na barra de busca.

Como procurar emprego no LinkedIn

Nas opções que aparecem abaixo da busca, selecione “Vagas” e a tela mudará para o formato abaixo.

Como procurar emprego no LinkedIn

As vagas que estão em aberto serão exibidas de imediato e você pode filtrar por região no campo que diz “Brasil”. Mas, como o intuito aqui é configurar os alertas, clique no botão que diz justamente isso até que apareça a seguinte mensagem de confirmação.

Como procurar emprego no LinkedIn

Ao clicar em “Gerenciar alertas” nessa mesma mensagem, você poderá colocar mais filtros. Para isso, basta clicar no ícone de caneta na tela como a do print a seguir.

Como procurar emprego no LinkedIn

Por fim, você só precisa definir a frequência dos alertas, por quais meios quer recebê-los e se deseja receber notificações para vagas semelhantes.

Como procurar emprego no LinkedIn

4. Use a busca avançada

Além da busca padrão, o LinkedIn conta também com uma pesquisa avançada em que você consegue inserir códigos que especificam mais os resultados. Isso é vantajoso para a procura por emprego porque faz com que você encontre as vagas de forma mais rápida. 

Confira abaixo as funções que você pode usar para realizar essas consultas:

  • aspas: é utilizada para encontrar uma expressão específica na descrição da vaga como, por exemplo, “gestão de tráfego orgânico”;
  • AND: quando digitada em maiúscula, você encontra vagas que incluam vários termos, como “atendente AND vendedor AND recepcionista”;
  • OR: esta palavra (também em maiúscula) tem a função de listar cargos diferentes dentro de uma mesma pesquisa, como “marketing de conteúdo OR assessoria de imprensa”;
  • NOT: assim como as demais, também deve ser escrita em maiúsculo para especificar o que você não quer na pesquisa, tal como “especialista NOT analista”;
  • parênteses: assim como uma fórmula matemática, esta função serve para refinar ainda mais as pesquisas usando os elementos acima como, por exemplo, “atendimento AND vendas (gerente OR supervisor)” que vai mostrar as vagas na área de atendimento e vendas para os cargos de gestão ou supervisão.

5. Carregue o currículo no LinkedIn

Como costumo por aqui, o LinkedIn não é o seu currículo. Mas, certamente, em algum momento, você precisará apresentá-lo para alguém interessado em te contratar. Por isso, a quinta dica é voltada a ensinar as variadas formas de como subir o seu CV na rede. São elas:

  • currículo na sua conta: dentro das configurações de candidatura, você pode clicar em “Carregar currículo” para subi-lo no formato DOC, DOCX ou PDF;
  • currículo nas candidaturas: uma vez que você encontre uma vaga do seu interesse, clique em “Candidatura simplificada” e, após preencher os campos necessários, clique em “Carregar currículo” para adicioná-lo à sua candidatura.

6. Use o filtro de vagas remotas

Ao procurar uma vaga de trabalho no LinkedIn, a barra de busca permitirá filtrar por qualquer cidade. Porém, o que algumas pessoas não sabem é que também é possível usar o filtro para vagas remotas.

Em vez de inserir alguma localidade, selecione a opção “Trabalho remoto” para que as vagas sejam exibidas

Como procurar emprego no LinkedIn

Como essa modalidade de trabalho se tornou comum em diversas empresas a partir da adoção do home-office em 2020, é importante levá-lo em conta, sobretudo se o seu ofício permitir trabalhar em casa.

7. Mostre sua disponibilidade aos recrutadores

Todos que estão procurando emprego conseguem tirar proveito de mais uma ferramenta do LinkedIn bastante útil: o selo “Open to Work” que, quando adicionado à sua foto de perfil, deixa claro que você está em busca de trabalho.

Como procurar emprego no LinkedIn

Ao contrário do que alguns pensam, esse anel verde não é inserido de forma manual na sua foto. Existe um passo a passo simples para você inseri-lo no campo que diz “Buscando emprego” que fica na parte inicial do seu perfil.

Como procurar emprego no LinkedIn

Depois de preencher os espaços referentes aos cargos, locais de trabalho, data de início e tipos de vaga, você pode determinar se deseja ter o selo visível apenas para recrutadores (que usam o LinkedIn Recruiter) ou qualquer pessoa que acessar o seu LinkedIn.

Como procurar emprego no LinkedIn

A escolha por exibir ou não o selo depende de cada situação. Se você já estiver trabalhando, mas quiser mudar de empresa caso uma oportunidade muito boa apareça e sem chamar a atenção dos seus colegas, o melhor é optar por mostrar a sua disponibilidade somente aos recrutadores.

Por outro lado, se você estiver disponível para começar a trabalhar já e isso for de conhecimento geral, não hesite em usar o selo. Afinal, quem não é visto, não é lembrado. Uma vez que todos saibam que você está buscando emprego, poderão te marcar em postagens de vagas ou te indicar para recrutadores conhecidos.

8. Seja uma autoridade na sua área

Por fim, para que você seja selecionado para o emprego tão desejado, seja uma autoridade na sua área de atuação. Em mercados cada vez mais competitivos, somente os melhores são selecionados e você pode tirar proveito do LinkedIn para mostrar todas as suas competências.

Para isso, publique com frequência no seu feed os mais variados tipos de postagens: notícias, análises, enquetes, links de artigos de sites e blogs que você acompanha, compartilhamento de publicações das suas conexões, entre outras que mostrem o interesse que você tem pelo seu nicho.

Ademais, redija artigos que tragam histórias de sucesso vividas por você. Sabe aquela meta que foi muito difícil de conseguir, mas que fez você e seu time ganharem um super prêmio? Ou aquele problema que não tinha solução, mas você conseguiu criar uma? Casos assim podem ser transformados em artigos que serão vistos com bons olhos por recrutadores. 

Agora que você já sabe como procurar emprego no LinkedIn a partir dessas oito dicas, suas chances de conseguir o trabalho que tanto deseja aumentarão bastante!

Se você quiser se aprofundar ainda mais para fortalecer seu posicionamento e valorizar seu passe na maior rede profissional do mundo, clique aqui para conferir todas as informações do curso de LinkedIn para Marcas Pessoais e tenha acesso a uma videoaula introdutória gratuita!

Dimitri Vieira

Dimitri Vieira

Sou um escritor e produtor de conteúdo, especializado em Escrita Criativa, Storytelling e LinkedIn para Marcas Pessoais. Minhas maiores paixões sempre foram a música, o cinema e a literatura. Escrevendo textos na internet, consegui unir o melhor desses três universos, e o que era um hobby acabou me transformando em LinkedIn Top Voice e, hoje, se tornou minha profissão.

Gostou do texto? Então, compartilhe.

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

E para receber os próximos textos em sua caixa de entrada, inscreva-se na Newsletter gratuita.

Leia também:

Comentários